Alimentos amargos – Lista e os seus benefícios para a saúde

Muitas vezes nos acostumamos a ter uma vida muito doce e até mesmo se nos pode tornar difícil o consumo de alimentos amargos. No entanto , se você estiver procurando ter uma boa saúde, será sempre necessário o seu consumo, já que são fontes de nutrientes que permitem limpar o nosso organismo, além de contribuir com o seu melhor desempenho.


alimentos amargos


Importância dos alimentos amargos


Nos ajudam a absorver os nutrientes


Os alimentos e as ervas amargas têm a capacidade de estimular os sucos digestivos e ajudar a uma melhor digestão dos alimentos. Isto se deve a que os alimentos amargos são capazes de estimular os receptores gustativos, que ficam na língua, para, posteriormente, estimular uma maior produção de enzimas e o fluxo de bile. Uma melhor digestão dos alimentos, além disso, promove uma maior absorção de nutrientes, já que não importa a quantidade de alimentos que consumimos, mas o número de nutrientes que absorvemos.


É sempre recomendável ter uma dieta balanceada, com uma grande variedade de alimentos. No entanto, em caso de ter problemas digestivos devem consumir alimentos amargos, como o dente-de-leão em saladas antes de uma refeição grande.


Detoxify o fígado


É muito interessante como as antigas dietas chinesas e hindus, incluíam regularmente alimentos amargos, devido aos seus benefícios para a saúde. Isto se pode verificar na atualidade, já que as verduras amargas, como a chicória, dente-de-leão, rapini, escarola, couve, daikon e rúcula possuem fitonutrientes que promovem um melhor funcionamento do fígado, gerem o colesterol, ajudam a equilibrar os hormônios, desintoxica o sangue e melhorar a metabolização das gorduras .


São muito ricas em vitaminas e minerais


Em geral, as verduras amargas, possuem uma grande quantidade de nutrientes, incluindo a vitamina a, C e K e sais minerais, como o cálcio, o potássio e o magnésio. Além disso, são ricos em ácido fólico, fibras e baixa em gorduras e sódio.

Também lhe recomendamos que leia:Alimentos para a enxaqueca e que deve ser proibido na sua dieta

Um exemplo disso é que a Rúcula é muito rica em beta-caroteno, vitamina C, cálcio e ferro, enquanto que o dente-de-leão fornecem vitaminas A, E, K, cálcio, ferro e antioxidantes.


Reduzem os desejos de açúcar


Um dos benefícios dos alimentos amargos é que reduz os desejos de açúcar. Isto se deve a que estes alimentos fornecem nutrientes, como a fibra, que aumenta a sensação de saciedade. Além de que os alimentos amargos são parte importante de uma alimentação saudável. Recomenda-Se que as pessoas consumam de 8 a 10 copos de frutas e legumes todos os dias. No entanto, isto depende muito da sua idade e sexo.


Os melhores alimentos amargos


Café


De acordo com vários estudos, o café está entre os alimentos amargos que ajudam a desintoxicar o fígado e cólon. Esta leguminosa contém entre seus nutrientes a teobromina, teofilina e cafeína, substâncias que aumentam o fluxo de bile e dilata os vasos sanguíneos, o que nos diz o Instituto Gerson, onde é utilizado enemas de café como parte de suas terapias. Alguns estudos adema apontam como o café promove uma limpeza regular do fígado. E como já é sabido pela maioria dos atletas, pode aumentar o desempenho.


Couve


Este vegetal está acrescentando muito a uma grande infinidade de receitas, além de estar na moda em restaurantes e como parte de inúmeras dietas para atletas e isto é por uma razão muito boa. Este alimento amargo possui um grande número de vitaminas, antioxidantes, anti-inflamatórios e de cálcio, que justificam a denominação de superalimento. Além disso, possui enxofre e de fibra solúvel que tem uma grande capacidade desintoxicante.


Tupinambo


Esta verdura com aspecto de papa é muito rica em inulina, amido, que é usado pelo corpo de forma diferente em comparação com os açúcares. Apesar de que a inulina não é utilizada para a produção de energia, tem-se demonstrado que este amido ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e promover um sistema imune saudável. O tupinambo além disso , é rico em minerais como o ferro, magnésio, potássio e vitaminas do complexo B.

Também lhe recomendamos que leia:Alimentos energeticos que lhe permitem estar sempre ativo

Cúrcuma


Esta especiaria indiana comum é conhecido como um dos alimentos amargos, devido ao seu sabor picante e que ajuda a limpar o sangue, a regeneração das células danificadas do fígado e combater a indigestão e a inflamação. Isso o torna muito útil para os atletas, já que promove uma rápida reparação muscular. Se você consome antes do exercício pode até mesmo melhorar o seu desempenho muscular. Sendo isto muito útil para aquelas pessoas que querem melhorar o seu rendimento desportivo.


Rucula


A Rúcula é conhecida comumente como outra verdura mais, porém, na realidade, faz parte da família das Brassicaceae, como o brócolis, a couve, a couve-flor e outros. Este vegetal é muito útil para a saúde do corpo, já que estimula a produção de bile pelo fígado, devido à sua capacidade desintoxicante. Além disso, é capaz de regular a função imune e prevenir o aparecimento de vários tipos de câncer. Seu sabor característico e picante também tem um efeito capaz de esfriar naturalmente ao corpo e, assim como outros vegetais, ajuda na hidratação.


O Dente-de-Leão


Este é um dos alimentos amargos, com maior quantidade de benefícios para a saúde; já que ajuda a limpar o fígado, purifica o sangue, aliviar a diarréia e a constipação, reduz o acúmulo de gás, ajuda a emagrecer, previne e trata da alta pressão arterial, reduz a inflamação, e muitos outros benefícios. Além disso, são ricos em proteínas, já que uma xícara de erva-nos proporção de 1,5 gramas.


Sementes de sésamo


Esta é uma das plantas curativas que têm sido conhecida desde as antigas civilizações. Segundo a pesquisa de sua utilização remonta ao tempo dos egípcios há cerca de 3.600 anos, além de que os soldados romanos usavam as sementes do gergelim e mel para ter uma maior energia e força. Este alimento amargo que é capaz de limpar o cólon, é muito rico em cálcio e magnésio. Sempre trata de escolher sementes cruas e sem processar.


Dill


O endro tem a característica de ser um antibiótico natural e poder combater os radicais livres. Os óleos feitos com o endro tem um composto chamado carvona capaz de aliviar os desconfortos estomacais, como os gases, e para eliminar as toxinas através do sistema digestivo. Há um dado curioso com esta prata planta, já que Hipócrates usou o endro como um enxágue bucal, devido à sua capacidade para eliminar o mau hálito.

Também lhe recomendamos que leia:Alimentos saudáveis para perder peso

O melão amargo


Este é um dos alimentos que estão se tornando popular em áreas tropicais do Caribe, América do Sul, África e Ásia, devido à sua capacidade para destruir certas células cancerígenas. O melão amargo tem a forma de um pequeno pepino com a pele cheia de buracos. Este alimento é muito comum em Okinawa, sendo esta uma das áreas onde os habitantes têm uma das maiores esperanças de vida. Os compostos bioquímicos este fruto tem uma capacidade antibacteriana capaz de limpar o sangue, além de dar um impulso ao sistema imunológico e reduzir a inflamação.


O açafrão-da-índia


O açafrão é uma das flores muito apreciadas a nível mundial. Apesar de ser uma das espécies mais caras, você precisa apenas de uma pequena parte para dar sabor a um prato inteiro e que nos fornece um grande número de benefícios para a saúde. Esta flor é um poderoso antioxidante e melhora a circulação sanguínea. Além de ajudar os atletas a aliviar a fadiga muscular e inflamação, ajudando os tecidos a eliminar o ácido láctico, que se constrói após exercício vigoroso.


Como consumir alimentos e verduras amargas


Deve-Se lavar cuidadosamente estes alimentos para eliminar toda e qualquer presença de areia e terra, depois seque-os para retirar o excesso de água. É melhor consumir verduras cruas ou cozidas, e tem que misturar com óleo de oliva para melhor a absorção de vitaminas lipossolúveis. Se você tem problemas na tireoide, o melhor é que as consumas cozidas,


Para alguns, pode ser difícil se acostumar com as verduras amargas, mas, nestes casos, recomenda-se combiná-las com mirtilos, tâmaras, morangos e outros vegetais para variar seu sabor e textura. Além disso, não esqueça de mastigar os alimentos amargos para estimular os sucos digestivos.


Felizmente para os amantes do chocolate e o café, um consumo com moderação pode ter uma grande quantidade de fitonutrientes benéficos para a saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *