A dieta Detox e como perder peso de forma equilibrada

dieta equilibrada para perder peso0

Muitas vezes, esquecemo-nos de que a palavra dieta deve ser seguida por equilibrada, não por correr, ou milagre. Uma dieta equilibrada faz com que a pessoa que esteja envolvida em ela consiga perder peso sem alterar o seu organismo. Por isso, devemos analisar a famosa dieta Detox, supostamente uma dieta de purificação que deve ser um suplemento dietético.


A dieta Detox é tomar sucos e água durante uma semana, ou às vezes mais. Estes sucos têm causado publicamente desmaios e problemas graves de famosas que praticavam esta dieta “milagrosa”. A verdade seja dita, espero que todos tomásemos essa quantidade de vegetais e frutas por dia, mas não podemos permanecer apenas a essa ingestão. Por isso, Mais do que Saúde , decidimos analisar os efeitos reais da dieta dos sucos, enquanto a pessoa que a segue apenas vê emagrecimento, sem nenhum problema aparente.



dieta detox1


Fases da dieta Detox


Uma das vantagens da dieta Detox é que está feita a prova de famintos; uma vez que leva o seu primeiro suco, todo o açúcar da fruta consegue atenuar os sinais de fome que emite o cérebro. Isso ocorre por uma reação no pâncreas que produz insulina para transportar o açúcar que corre abundante nas veias, tendo lugar um sobre esforço do mesmo.


Então, as células absorvem a glicose do sangue, e por ser uma das poucas coisas que têm que absorver seu corpo, sofre uma diminuição de açúcar considerável, causando tonturas ou sensação de fraqueza, por isso não é recomendado praticar exercício durante esta dieta. Aparece o glicogênio, a energia derivada do açúcar armazenada nos músculos e no fígado, saturándolos, mas equipando de energia momentânea, que logo se consome.


Depois de um par de dias, o seu pâncreas produz insulina após o primeiro gole de cada suco; como seu corpo já se acostumou ao processo, o glicogênio se assimila quase que instantaneamente. O corpo recorre aos triglicérides, um tipo de energia armazenada depois de muito tempo no seu organismo, e a proteína dos seus músculos, daí a perda de peso), mas deve-se, em sua maioria, a uma perda notável de massa muscular.


Depois de passar o equador da dieta, o cérebro começa a alimentar-se da energia restante no corpo; as cetonas, outro tipo de gordura, que não é muito recomendado para o organismo de forma continuada. Pode ser que o estado de humor também pode ser afetado. Começa, então, o efeito cetogénico, em que a sua urina começa a ser diferente, já que os músculos, o sangue só filtra amônia e ácido úrico. Agora, os rins trabalham dia e noite para desintoxicar esta aparente ‘desintoxicação’ à base de sumos.


Conseguindo que o seu corpo estiver cheio de toxinas. É claro que a perda de peso é notável, mas também perde vitalidade.


Quais os alimentos que permite uma dieta Detox?


As dietas de Desintoxicação costumam basear-se em vegetais e frutas, que são muitas vezes combinados em sucos e preparados, além de uma grande quantidade de líquidos, como água e chás de ervas. Abaixo listamos os alimentos permitidos:



  • Futas: laranja, abacate, amora, kiwi, banana e morangos.

  • Legumes: feijão de soja, alcachofras, aspargos, brotos de bambu, berinjela, brócolis, couve-de-bruxelas, alho, cebola, couve, salsa, espinafre, tomates, alface, rúcula, cenoura, couve-flor e aipo.

  • Frutos secos: amendoim, amêndoas e nozes.

  • Cereais: aveia.

  • Legumes: feijão, grão-de-bico e feijão.

Especialistas no assunto recomendam que se o tempo que abrimo-nos à dieta é superior a 3 dias, adicionamos um extra nutritivo, como ovos cozidos, peixes, queijo fresco ou tofu.


Receitas de sucos em uma dieta de Desintoxicação


Damos-lhe ideias para elaborar seus combinados e conseguir que os sucos da dieta Detox são ricos e variados. Aqui, as receitas estrela:



  • Mas você pode tomar suco de laranja unicamente, o nosso conselho é que você adicione meio limão espremido. Um sabor muito interessante. Há também uma outra variante onde a laranja é o ingrediente principal: consiste em acrescentar a abóbora, uva e manga.

  • Suco especial de morangos e mirtilos. O sabor mais selvagem em seu copo.

  • Suco de abacaxi e gengibre.

  • Suco verde, feito como espinafre, aipo, maçã meio limão espremido e água.

  • Suco de brócolis, que você pode adicionar cenoura, aipo e água.

  • Sumo de frutos secos, leite de amêndoas, nozes e amendoins.

  • Suco de pepino, limão e hortelã.

  • DetoPhyll um composto detox natural.

Dicas para uma dieta Detox



  • Um requisito básico para começar uma dieta Detox é que não se guíes por moda, pois nem todas as dietas se encaixam em todo o mundo. Experimente alguns dias, mas se você observar que alguns sintomas da dieta não se estão sentando bem, não forçar a situação e abandónala de imediato. Há certas pessoas que a dieta Detox lhe causa mau humor, irritabilidade e até depressão. Outros apresentam sintomas de prisão de ventre. Se algumas amostras destes sinais, avalie se vale a pena continuar com esta dieta ou experimentar uma diferente.

  • Não tem por que fazer uma dieta Detox rigorosa, pois não há uma cura de desintoxicação padrão. Enquanto algumas pessoas acreditam que eles só funcionará se durante este período que se alimentam apenas de sucos, outras apenas decidem restringir o álcool, a cafeína, os alimentos refinados ou processados e a proteína animal. Não existe uma opção melhor que a outra. Os nutricionistas ainda notificado de que é mais fácil de tolerar uma opção menos agressiva que uma com tanta limitação de alimentos.

  • Não praticar exercício durante os dias da dieta. É muito mais fácil segui-la, se aqueles dias, já por si difíceis, o plano alimentar, percebe-se uma pausa na rotina de exercício físico para não produzir exaustão em seu dia-a-dia.

  • Você pode aproveitar esses dias de dieta Detox para juntar-se a um plano contínuo de dieta saudável. Será uma transição, assim que olha esta dieta como a porta de entrada para uma nova vida (alimenticiamente falando).

Efeitos colaterais de uma dieta Detox


Remover grupos de alimentos tão importantes, como podem ser hidratos de carbono, de cereais ou de produtos lácteos, em períodos de tempo tão longos, pode trazer consequências nefastas, especialmente em certos setores, como adolescentes, mulheres grávidas ou pessoas idosas. Igualmente, podem surgir problemas, tal como mencionado mais acima, como apatia, cansaço, náuseas ou dores de cabeça.


Independentemente de sua idade ou do seu estado, é recomendável usar durante estas dietas, suplementos alimentares, com supervisão de um médico. Assim você evitará alterações metabólicas graves.


Exemplo de uma dieta equilibrada para perder peso


Graças a estas dicas simples, você conseguirá reduzir o conteúdo calórico de sua dieta, oscilando em uma economia de 500-750 calorias por dia.


Questão de tamanho: crie o hábito de comer em pratos de tamanho médio ou pequeno. Este truque é muito antigo. Assim, conseguirem dar menos no prato, e, mesmo assim, o prato está cheio.


Glasses with fresh organic vegetable and fruit juices on white
Come mal, mas em casa: se você gosta de hincharte a batatas fritas, nachos, pipoca, hambúrguer e molhos, é muito simples: hínchate mas em casa. Tudo o que estiver cozido dentro de tua casa, será como mínimo, 25% a mais saudável do que em um restaurante ou de fabricação industrial; a diferença entre as boas gorduras boas e as demoníacas gorduras ruins. Imagine-se, além disso, vigilas o que você compra e usa ingredientes baixos em gordura ou ricos em fibras.


Pede pizza de vegetais: torne-se um aliado de vegetais. Para os planos caseiros, pedir pizza ou cozinhar a massa é perfeito. Se quiser engordar menos, pede pizza de vegetais de massa fina, ou substitui o espaguete carbonara por cerca de arraviata, ou qualquer receita que inclua bacon, creme de leite e queijo.


Frutos secos em pequenas doses: considera-se a partir de agora, os frutos secos, como um comprimido vitamínica diária. Em pequenas doses são muito benéficos para o organismo, mas são viciantes, e conhecemos as suas fraquezas, Seu alto teor em gorduras (boas) nos faz recomendar que fuja das mesas de frutas secas, pistache, nozes, avelãs, amendoins… É perigoso!


Salada verde, mas verde de verdade: é um dos pratos mais perigosos, uma vez que, desde o abuso da quantidade de óleo e sal, até os plug-ins como o abacate, o queijo, o bacon, e outros… podem converter uma salada, símbolo das dietas, em uma bomba relógio a ponto de explodir. Permita-se um capricho saboroso na salada, mas não exagere.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *